Vacinas

A recomendação padrão para todas as pessoas que vão viajar é estar em dia com suas vacinas, independente do destino. É importante manter sua carteira de vacinação em dia contra: febre amarela, tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, Haemophilus influenza tipo B - Hib e hepatite tipo B.

Você pode consultar as informações sobre exigências e recomendações de vacinas para sua viagem no site da Anvisa.

Febre Amarela

Para voos domésticos não é obrigatória a imunização contra a febre amarela, mas se você vai viajar para regiões de matas e rios como todos os estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil, parte da região Nordeste (estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), região sudeste (estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e região sul (oeste dos estados Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Se sua ideia é visitar países da África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania, deve tormar a vacina contra a febre amarela de acordo com exigências do país de destino. Alguns desses países exigem que o passageiro comprove a vacinação com o Certificado Internacional de Vacinação no check-in   e no desembarque, você pode saber mais consultando aqui.

A vacina só é considerada válida se a aplicação foi feita pelo menos 10 dias antes da viagem e uma dose vale para a vida toda, não precisando renovar a cada viagem que você fizer.

Como obter o Certificado Internacional de Vacinação?

  • Procure um posto de vacinação municipal ou estadual e tome a vacina pelo menos 10 dias antes do embarque.
  • Vá a um Centro de Orientação para a Saúde do Viajante (consulte as unidades aqui) com seu Cartão Nacional de Vacinação e documento de identidade para emitir o Certificado.

Pronto, agora você já cumpriu a exigência e pode viajar tranquilo!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.