Tendências de viagens para 2021/2022

Há exato 1 ano a OMS declarou a pandemia e de lá pra cá muita coisa mudou. 2020 foi o ano em que começamos a ressignificar a forma como olhamos para o mundo, como convivemos em sociedade, como aprendemos a usar mais o “nós” e que o “eu” faz parte de um grupo maior. Em 2021 a palavra é planejar, voltar a sonhar, repensar o conceito de viajar, ir além e explorar mais.

Tendências de Turismo em 2021/22

Destinos remotos, mais perto da natureza em família ou com amigos mais íntimos, essa é a principal característica das viagens para o segundo semestre de 21 e o ano de 22. Viagens mais espaçadas, com duração menor e para destinos que ofereçam segurança.

No blog de Nathalia Molina no Estadão, ela cita uma frase de Jaqueline Gil, fundadora da Amplia Mundo, consultoria especializada em inovação e planejamento de cenários futuros em turismo e hospitalidade: “2021 é certamente o ano das microtendências, aquelas que se conformam pelas mudanças constantes nas decisões e preferências do consumidor e fazem do futuro algo de curto prazo, de menos complexidade”. Essa é a dinâmica do turismo em 2021 e que provavelmente seguirá em 2022 quando se espera que de fato o mundo comece a se abrir novamente e que retornemos a “normalidade” que já vai estar diferente.

Diante desse cenário a dica para o segundo semestre de 2021 é: viagens curtas

 

Praias Nacionais – elas sempre estão entre os destinos buscados pelos brasileiros, a diferença agora é o prazo para programação, reserva e a viagem que se tornou mais curto. O tempo de decisão agora ficou mais curto e a busca por praias mais afastadas, cidades pequenas ou áreas protegidas onde o acesso é mais restrito estão entre os mais interessantes no momento.

Turismo Regional – viagens de curta duração para destinos perto, daqueles que o viajante pode ir de carro ou de ônibus para passar um fim de semana em um hotel ou fazenda longe da cidade, dá pra chamar de “viagem para recarregar as baterias”. Caminhadas, tours de bike, natureza e tudo o que dá para desconectar por 2 dias antes de voltar para a vida na cidade.

Turismo de experiência – é o novo luxo que pode ser experimentado e sentido, que agrega e não somente apresenta um tratamento 5 estrelas. Na verdade o conceito de caro aqui não tem muita validade pois, o que se procura é algo acessível. A busca pelo autentico e que tem identidade, que traz mais conhecimento, cultura e que inspira, esse é o novo luxo.

Pesquisas realizadas com objetivo de encontrar tendencias para viagens mostram que as pessoas estão sim interessadas em viagens mais longas e para destinos fora do país em 2022. Por enquanto as ofertas para os destinos internacionais estão menores mas as companhias aéreas e hotéis estão com tarifas e facilidades na remarcação, o que é um bom sinal de que dá pra começar a programar as viagens para o próximo ano. A tendencia de reabertura dos países em 2022 também é grande e vai ser mais palpável na segunda parte de 2021 quando as campanhas de vacinação atingirem níveis satisfatórios que possibilitem abertura para receber visitantes estrangeiros.

 

Ficou com dúvidas?
☎️ #LIGAPARASKYTEAM

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.