Aeroporto Salgado Filho Reabrirá em Outubro com 50 Voos Diários, Diz Ministro
Aeroporto Salgado Filho Reabrirá em Outubro com 50 Voos Diários, Diz Ministro
Ministro Silvio Costa Filho afirma que terminal estará em pleno funcionamento até dezembro
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará parcialmente suas operações aéreas a partir de outubro, após ter sido fechado completamente no dia 3 de maio devido às enchentes que atingiram o estado. A previsão é que o principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul esteja em pleno funcionamento até dezembro, conforme anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília na terça-feira (16).
Segundo o ministro, o Salgado Filho começará com 50 voos diários, operando das 10h às 22h. "O que ficou estabelecido é que agora, no mês de outubro, nós iremos reabrir parcialmente o aeroporto Salgado Filho com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. E até dezembro, o terminal estará 100% aberto e operando da mesma maneira que vinha sendo operado antes da enchente", afirmou Costa Filho.
A previsão do ministro Costa Filho está em linha com declarações anteriores do ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, que mencionou a necessidade de reconstrução de boa parte da pista de 3,2 mil metros de extensão pela Fraport Brasil, operadora do aeroporto.
A reabertura do Salgado Filho é considerada uma prioridade pelo secretário executivo da representação do Rio Grande do Sul em Brasília, Henrique Pires, que destacou que "cerca de 52% dos desembarques de passageiros estavam destinados ao turismo na Serra Gaúcha".
Retomada dos Primeiros Procedimentos
Embora os voos ainda não tenham sido retomados, os procedimentos de check-in, embarque e desembarque de passageiros foram reiniciados na segunda-feira (15). Esses procedimentos são atualmente para voos que pousam e decolam da Base Aérea de Canoas, sendo realizados na área internacional do Salgado Filho.
Essa operação temporária utiliza a parte do terminal que não foi afetada pela enchente, nos pisos 2 e 3, permitindo um fluxo mais ágil e eficiente de passageiros. No primeiro dia, cerca de 1,8 mil passageiros embarcaram e desembarcaram pelo terminal.
Fonte: Panrotas