Saiba mais sobre o novo sistema de entrada e saída da União Europeia

O novo Sistema de Entrada/Saída (EES) entrará em operação em 12 de outubro de 2025. Os países europeus que utilizam o EES implementarão o sistema gradualmente em suas fronteiras externas. Isso significa que a coleta de dados será introduzida progressivamente nos pontos de fronteira, com a implementação completa até 10 de abril de 2026.

Para mais informações, consulte:  o que significa o início progressivo do EES?

 

Sistema de Entrada e Saída (EES) é um sistema de TI automatizado para registrar cidadãos de países fora da UE que viajam para estadias curtas, toda vez que cruzam as fronteiras externas dos seguintes países europeus que utilizam o sistema:

Para fins do EES, "cidadão de país não pertencente à UE" significa um viajante que não possui nacionalidade de nenhum país da União Europeia, nem da Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça.

"Estadia curta" significa permanência de até 90 dias em qualquer período de 180 dias. Este período é calculado de forma única para todos os países europeus que utilizam o EES.

 

Nacionais de quais países devem ser registrados no EES?

O sistema se aplica a você se for um cidadão de um país fora da UE que:

  • precisa de visto de curta permanência para viajar aos países europeus que utilizam o EES

ou

  • não precisa de visto para viagens de curta duração nos países europeus que utilizam o EES

Suas entradas, saídas ou recusas de entrada serão registradas eletronicamente no EES.

Há exceções ao registro no EES – consulte A quem o EES não se aplica?

 

Quais são os benefícios do EES?

  1. Modernizando e Tornando as Verificações de Fronteira Mais Eficientes: O EES substituirá gradualmente os carimbos de passaporte por um sistema digital que registra a entrada e saída de viajantes, agilizando os controles de fronteira e ajudando os agentes a trabalhar com mais eficiência.

  2. Facilitando e Agilizando as Viagens entre Fronteiras: Com o EES, os viajantes passarão menos tempo na fronteira graças a verificações mais rápidas, opções de autoatendimento e a possibilidade de fornecer suas informações com antecedência.

  3. Prevenindo a Migração Irregular: O EES ajudará a monitorar quem entra e sai do Espaço Schengen, usando dados de impressões digitais e reconhecimento facial para evitar que pessoas permaneçam além do prazo, usem identidades falsas ou abusem da isenção de vistos.

  4. Aumentando a Segurança no Espaço Schengen: O EES dará aos agentes de fronteira e às autoridades policiais acesso a informações importantes sobre os viajantes, ajudando-os a identificar riscos à segurança e a combater crimes graves e o terrorismo.

 

Fonte: site da União Europeia