Atenção: Novas Regras para Embarque de Caixas como Bagagem em Voos Saindo dos EUA

Visando padronizar o processo e garantir a segurança e eficiência de nossas operações, a LATAM informa uma importante atualização na política de bagagem despachada para voos com origem nos Estados Unidos.

A partir de 4 de outubro de 2025, serão aplicadas restrições ao embarque de caixas como bagagem despachada. Confira abaixo as novas regras para evitar transtornos no aeroporto.

O Que Mudou para Caixas Despachadas?

A partir da data de implementação, o transporte de caixas como bagagem despachada em voos saindo dos EUA estará sujeito às seguintes condições:

  • São Aceitas Apenas: Caixas que correspondam à embalagem e ao conteúdo originais de fábrica e que estejam devidamente seladas.

  • Não São Aceitas:

    • Qualquer outro tipo de caixa que não seja a original de fábrica.

    • Caixas que contenham itens diferentes do conteúdo original.

    • Múltiplas caixas unidas entre si (com fita adesiva, cordas, cola, etc.) para formar uma única peça de bagagem.

Identificação de Bagagem Comercial

É importante destacar que bagagens despachadas que possam ser identificadas como bagagem comercial – como sacos grandes, caixas irregulares, etc. – serão rejeitadas no balcão. Nesses casos, a orientação é utilizar os serviços especializados da LATAM Cargo para o transporte.

Reembolso de EMDs em Casos Específicos

Compreendemos que essa mudança pode afetar passageiros que já tinham planos de viagem. Por isso, estabelecemos uma condição especial para reembolso dos EMDs (Documento de Ordem de Emissão) de bagagem emitidos em determinadas situações.

O reembolso poderá ser solicitado até 31 de outubro de 2025, desde que cumpridos TODOS os requisitos abaixo:

  1. O EMD deve ter sido emitido até 31 de outubro de 2025.

  2. O embarque do passageiro deve ter sido negrado no aeroporto.

  3. A reserva do passageiro deve conter o comprovante da recusa de embarque pelo aeroporto, com a mensagem indicando o motivo: SSR CMNT: DNB X BAG.

Como Processar o Reembolso:

Se as condições acima forem atendidas, os agentes de viagem devem seguir a seguinte orientação para solicitar o reembolso:

O cupom de voo permite reembolso? Ação para Ingressar o Reembolso
Sim Processar como voluntário.
Não AUTORIZADO COM WAIVER
Utilizar o seguinte waiver:
Motivo: Limitación Técnica EMD AGENCY
Tipo: REF NOT ALLOWED

Importante: Para EMDs emitidas após 31 de outubro de 2025, ou que não possuam a mensagem de embarque negado no sistema, o processamento deve seguir as regras normais da tarifa adquirida, sem exceções.

A LATAM agradece sua compreensão e colaboração, garantindo que todos os passageiros tenham uma experiência de viagem mais tranquila e segura.

 

Fonte: site LATAM Trade