Viagens pós COVID-19
A Pandemia do Coronavírus alterou muitas coisas nas nossas vidas sejam em nossos costumes, culturas e até mesmo como vemos quem vem de fora. Esse é o reflexo do que se abateu pelo mundo inteiro nesse ano de 2020. E como fica o Turismo no mundo pós COVID-19?
Marta Poggi em seu ebook TURISMO PÓS COVID-19: INSIGHTS PARA EMPRESAS E DESTINOS nos dá algumas ideias de como será o papel do turismo nesse “novo mundo”. Que tipo de serviço turístico será mais demandado e o que tende a sumir? Que tipo de destino os viajantes vão buscar?
Segundo especialistas, o retorno do turismo se dará em três etapas:
1 - Destinos próximos, aqueles em que podemos chegar de carro num final de semana com a família. Na retomada das viagens o passageiro estará mais interessado em ter autonomia, poder controlar quanto tempo vai ficar, estaremos reaprendendo a controlar nosso tempo depois de ficar mais de 120 dias confinados em casa.
2 - Destinos nacionais, segundo uma pesquisa realizada no final de março pelo Panrotas aponta o nordeste como destino preferido de muitos brasileiros. Vai ser a hora em que o brasileiro vai se voltar muito mais para o território nacional, das praias do nordeste até a serra gaúcha, vamos retomar o hábito de voar, curtir férias, conviver com mais pessoas e não somente com nosso círculo mais próximo de amigos.
3 – Com a reabertura das fronteiras e as certezas de que a pandemia está controlada, começam as viagens internacionais. É possível traçar, a partir daí, um perfil de viajantes mais imediatistas em busca de experiências que vão além do Resort e da Torre Eiffel. A procura será por aquele canto inexplorado, longe da massa.
O viajante 4.0 já usava a internet (sites, blogs, apps, redes sociais, etc,) para pesquisar, planejar, reservar e comprar suas viagens. Agora estamos todos ainda mais conectados e mais exigentes. Portanto, se a empresa e/ou destino não estiver online, não existe. Simples assim.
É sempre bom lembrar que com a pandemia a internet passou a ser parte integrante de boa parte da nossa população, nossas formas de comunicação agora também incluem os meios digitais, a informação está viajando a uma velocidade maior e tudo parece menos distante. Então a comunicação das marcas com o público final está cada vez maior e as expectativas também.
Isto significa que todos nós, profissionais e empresários do turismo, temos que nos preparar, inovar, buscar soluções criativas para atender aos desejos dos consumidores. É uma era de grandes oportunidades para organizações que querem fazer a diferença.