O belo Vale do Café

O Vale do Café, roteiro obrigatório para quem quer conhecer melhor o nosso passado, é composto por 15 municípios. A região tem a sua história ligada ao Ciclo do Café, que dominava a economia nacional no século XIX. Foi em função da produção deste produto e a necessidade de seu escoamento que se abriram estradas, construíram portos e se desenvolveram cidades.

? O Vale é formado por um conjunto de 15 cidades: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Rio Claro, Paraíba do Sul e Volta Redonda

Os turistas fazem uma viagem pela história do estado do Rio de Janeiro, com sua suntuosa arquitetura rural. É possível aproveitar, ainda, a gastronomia baseada em pratos tipicamente caseiros produzidos com os alimentos cultivados nas próprias fazendas.

☕ Uma das principais heranças da região segue preservada: os cafés coloniais. Servidos nas grandes fazendas, em ricas mesas cuidadosamente ornamentadas, incluem abundante oferta de pães, bolos, doces, biscoitos, frutas, laticínios e derivados.

 

Conservatória, distrito de Valença, é a 'Capital da Seresta' do Estado, por conduzir músicos e turistas por suas ruas ao som de canções e modinhas. Vale a pena uma visita ao Museu da Seresta, que possui o maior acervo desse estilo musical do país e o Museu da Música inaugurado em 2000, para perpetuar a Música Popular Brasileira.

 

Fonte: Portal Turismo RJ

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.