Resolução IATA 830d – Informação de contato dos passageiros

A Amadeus enviou um comunicado aos clientes alertando que a partir de 8 de março de 2022, uma emenda à resolução 830d da IATA exigirá que as agências coletem ativamente as informações de contato dos passageiros. O objetivo desta resolução, que está em vigor desde 1º de junho de 2019, é garantir que as informações de contato estejam sistematicamente presentes em um PNR no caso de as companhias aéreas precisarem avisar os passageiros sobre irregularidades ou interrupções nos voos.

Esta resolução se aplica a todos os PNRs e a todos os passageiros dentro de um PNR.

Os agentes deverão inserir os dados de contato do passageiro (número de celular e/ou e-mail) no PNR. Caso o passageiro não deseje fornecer essas informações, os Agentes devem avisar ativamente o passageiro de que o mesmo poderá não receber informações da companhia aérea relacionadas ao cancelamento do voo ou alterações de horário (incluindo atraso na partida), e registrar a recusa no PNR.

A Amadeus não impedirá a emissão de documentos quando o PNR não tiver os dados do cliente. No entanto, deve-se notar que as companhias aéreas podem desejar gerenciar essa conformidade por meio de acordos comerciais com agentes de viagens ou monitorar a conformidade avaliando os dados gerais dos PNRs. Isso depende inteiramente de cada companhia aérea.

Fonte: informativo Amadeus

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