Etiópia

Um país comovente. É um destino para quem quer ser impactado, tanto física como emocionalmente, e se permite a recompensar todos os desconfortos que encontra pelo caminho com as memórias dos tesouros em que vai “tropeçando”. Como as igrejas escavadas de Lalibela, as paisagens dramáticas das montanhas Simien e do Lago Tana e a depressão de Danakil, ou as planícies do sul e o Vale do Omo, onde pode encontrar algumas das tribos mais fascinantes de África.

A Etiópia é um país cheio de mistérios. Habitada por tribos que preservam tradições de uma terra que jamais foi colonizada, ela foge ao estereótipo dos países vizinhos, famosos pelos safáris e com menos de um século de independência. A antiga Abissínia foi lar dos primeiros hominídeos e sediou um império poderoso, com raízes no século 10 a.C. Deu ainda ao mundo o café, nascido nas montanhas de Kaffa – daí o nome da bebida, que se tornou seu cartão de visitas. E, especialmente para quem tem na mente a imagem da miséria nos anos 1980, a nação mostra que cresceu tanto desde então que até passou a ser sede da União Africana. Das igrejas escavadas nas pedras de Lalibela, no norte, aos povos de cultura ancestral do Vale do Omo, no sul, a viagem pela Etiópia vai marcar sua vida. Berço do fascinante Nilo Azul, o país possui belas paisagens naturais e igrejas escavadas na rocha cuja secreta construção os estudiosos ainda não puderam destrinchar.

 

O que visitar na Etiópia?

Lalibela

Lalibela é uma cidade em Amhara, norte da Etiópia, onde se encontram igrejas monolíticas, esculpidas na rocha viva, por ordem do rei Lalibela.

A cidade oferece um vislumbre da civilização medieval na Etiópia. Àquela altura, os cristãos tinham por tradição visitar ao menos uma vez na vida a cidade de Jerusalém.

 

Axum

Aksum ou Axum é uma cidade do norte da Etiópia, localizada na Região Tigré. A localidade é de grande importância histórica por ter sido capital do antigo Império de Axum. As ruínas da antiga cidade foram inscritas pela UNESCO, em 1980, na lista do Patrimônio Mundial.

 

Igreja de Santa Maria de Sião

A Igreja de Santa Maria de Sião localiza-se na cidade de Axum, na Região Tigré, no norte da Etiópia. É um lugar de grande importância para a Igreja Ortodoxa Etíope. Destruída e reconstruída várias vezes, uma nova igreja foi levantada pelo Imperador Haile Selassie na década de 1950. Aqui a Igreja Ortodoxa Etíope jura que está guardada nada menos que a Arca da Aliança.

 

Deserto Danakil

O Deserto de Danakil é um deserto situado no nordeste da Etiópia, no sul da Eritreia e em boa parte do Djibuti.

É a terra natal dos afares, notória por seu calor intenso e pela depressão de Afar, que chega a 100 metros abaixo do nível do mar.

 

Cataratas do Nilo Azul

As Cataratas do Nilo Azul são uma cachoeira no rio Nilo Azul, na Etiópia. É conhecido como Tis Abay em amárico, significando "grande fumaça". Está situado no curso superior do rio, a cerca de 30 km a jusante da cidade de Bahir Dar e do lago Tana. As cataratas são uma das atrações turísticas mais conhecidas da Etiópia.

 

E aí, já pode botar esse destino incrível na lista da próxima trip.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.