Na rota do Impressionismo em Paris

Nascido na controvérsia, escarnecido por uma crítica sarcástica e desenvolvido em meio a uma luta contínua por reconhecimento e recursos, o Impressionismo francês surgiu finalmente como um movimento artístico poderoso e imensamente popular cujo apelo permanece inalterado até hoje.

Monet, Renoir, Van Gogh, Degas, Caillebotte, grandes nomes das artes e mestres do Impressionismo criaram obras que até hoje levam muitos viajantes para a França só pelo gosto de ver ao vivo suas obras que estão em um dos fabulosos museus impressionistas do mundo. O Museu d’Orsay já foi uma estação ferroviária, mas hoje orgulhosamente abriga as mais belas obras impressionistas.

O Museu d' Orsay é um museu na cidade de Paris, na França. Situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement.

Mas se você pensa que sua visita termina por aí, é melhor repensar o roteiro porque tem muita coisa para conhecer na rota dos pintores impressionistas, quer ver?

Do outro lado do Sena se encontra do Museu L’Orangerie e sua maravilhosa coleção mural de Monet. Dica: faça um passeio de barco pelo rio Sena para absorver o ambiente e entrar na atmosfera da cidade e ver com os olhos dos impressionistas que tanto amavam retratar a cidade.

O Musée de l'Orangerie é uma galeria de arte impressionista e pós-impressionista localizada na Place de la Concorde em Paris.

 

Ou visite Montmartre, com seus becos e estúdios, que ainda refletem o estilo de vida boêmio que esses artistas viviam.

O 18º arrondissement fica em torno da charmosa colina de Montmartre ("La Butte"), um antigo reduto de artistas por onde já passaram Picasso e Dalí, além de ser lar da Basílica de Sacré-Cœur. As ruas íngremes e sinuosas oferecem vistas deslumbrantes da cidade. Na parte baixa, o famoso cabaré Moulin Rouge atrai turistas e frequentadores de casas noturnas. Pessoas descoladas frequentam a badalada área de Lamarck, com bares e restaurantes retrô.

 

Mas não fique apenas em Paris e visite a Maison Fournaise é um restaurante e museu localizado na Île des Impressionnistes, no Sena, em Chatou, a oeste de Paris. Em 1857, Alphonse Fournaise comprou terras em Chatou para abrir um aluguel de barcos, um restaurante e um pequeno hotel para o novo comércio turístico. Aqui você pode redescobrir a atmosfera do quadro Almoço em La Grenouillère de Renoir e se sentir dentro da própria obra. Ao longo do Sena, as passarelas de pedestres  revelam muitos pontos de vista que inspiraram os impressionistas.

 

O quadro La Grenouillère foi pintado no inverno de 1880 e terminado em 1881. Retrata o tradicional almoço de domingo no restaurante Tournaise, que Renoir, a namorada Aline Charigot e os amigos de sempre. O restaurante ficava às margens do rio Sena e os encontros contavam também com a presença do dono da estalagem, Tournaise e sua filha, Alphonsine.

 

Visite Barbizon e conheça mais sobre a escola de Barbizon,  movimento artístico que se sucedeu entre os anos de 1830 e 1870, integrado por um conjunto de pintores franceses que se estabeleceram próximo ao povoado de Barbizon, nas cercanias do bosque de Fontainebleau e trouxe alguns dos principais nomes do Realismo como  Jean-François Millet  e Charles-François Daubigny cujas obras influenciaram muito o Impressionismo.

A ponte em Nantes, Jean-Baptiste Camille Corot

Tire um tempo para conhecer Auvers-sur-Oise, situada no departamento de Val-d'Oise na Região de Ilha de França. Conhecida internacionalmente por causa dos pintores impressionistas, Charles-François Daubigny, Paul Cézanne, Jean-Baptiste Camille Corot, Camille Pissarro e pós-impressionista Vincent Van Gogh.

Castelo Leyrit do séculos XVII e XVIII, conhecido como o Castelo de Auvers-sur-Oise, fachada sul.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.