Nova York

 

The Big Apple. Gotham. Metropolis. A cidade que nunca dorme.

 

Ela foi imortalizada em filmes como “Bonequinha de Luxo”, tornou-se personagem de séries como Sex and the City, Seinfeld e Friends e, todos os sábados, alguém no 30 Rockefeller Plaza grita, “Ao vivo de Nova York, é sábado à noite”. Esta cidade de 8 milhões de habitantes não é só um centro de cinema e televisão, é o epicentro da moda, da culinária, do teatro e das artes.

Há cinco regiões que compõem a cidade de Nova York: Brooklyn, Bronx, Staten Island, Queens e talvez o mais famoso e reconhecível, Manhattan. Cada bairro tem a sua própria identidade, graças às diversas comunidades e atrações. Os hipsters tomaram conta de Williamsburg, no Brooklyn. As pessoas na rua são mais parecidas com os nativos de Portland do que com nova-iorquinos. O jardim zoológico do Bronx e o Yankee Stadium são motivos suficientes para seguir para o norte, até o Bronx. A balsa de Staten Island passa bem perto da Estátua da Liberdade. O lugar mais diversificado do globo é Queens, onde pessoas de 100 países diferentes falam cerca de 138 línguas. E claro, o distrito mais populoso, Manhattan, é com frequência descrito como a capital cultural e financeira do mundo.

 

TURISMO E COMPRAS

 

Para obter a melhor vista da ilha principal, comece pelo Upper East Side de Manhattan. Enquanto estiver lá, você encontrará boutiques de designer na Quinta Avenida e compras na Barney’s, na Bloomingdale’s ou na Saks Fifth Avenue.

 

 

ARTE E ESPETÁCULOS

O incomparável Metropolitan Museum of Art, com mais de 2 milhões de obras de arte atemporais, é o maior museu de arte dos Estados Unidos, e imperdível. Reserve pelo menos algumas horas para visitar uma fração da sua extensa coleção.

 

Se quiser assistir a um show da Broadway, no centro da cidade, muitas vezes é possível conseguir entradas baratas, comprando-as no mesmo dia da apresentação. Alguns shows populares até oferecem entradas para lugares em pé (SRO) quando o show está esgotado.

 

 

TIMES SQUARE E GASTRONOMIA

 

Se quiser ter uma visão emblemática da Big Apple, vá para o Times Square, no bairro dos teatros da Broadway. Conhecida como a “Encruzilhada do Mundo”, a Times Square é um importante centro da indústria do entretenimento e está entre os mais movimentados cruzamentos de pedestres do mundo.

 

Quando for a hora de comer, vá almoçar em um dos muitos restaurantes de chefs famosos ou faça um lanche rápido (de preferência um sanduíche de corned beef) no Katz’s Deli.

 

 

MONUMENTOS E VIDA NOTURNA

 

Não deixe de dar um passeio pelo Central Park, um dos grandes parques urbanos do mundo. Esse parque serviu de modelo para muitos outros desde sua concepção em 1858, e os seus 340 hectares e 4 km de comprimento fazem dele um oásis natural no meio da selva de concreto.

 

Nenhuma viagem a Nova York estaria completa sem uma escalada até o topo do Empire State Building. A torre art déco de 102 andares no centro da cidade goza de uma vista que foi imortalizada em filmes clássicos, de King Kong a Duas Vidas e Sintonia de Amor.

 

Para uma noite de badalação em uma cidade famosa pela sua vida noturna, vá para um dos vários restaurantes e discotecas chiques do Meatpacking District ou de Greenwich Village. Conselho de amigo: é melhor reservar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.