Como fazer check-in

Check-in é o termo em inglês para “dar entrada, apresentar-se”, é o que se faz após a compra da sua passagem aérea ou quando você chega no hotel.

No aéreo

É um procedimento obrigatório e sem o qual você não vai conseguir embarcar no avião seja indo para algum destino nacional ou internacional. Consiste em apresentar o número da reserva e seu documento de identificação (cédula de identidade em voos nacionais e passaporte em internacionais).

É nessa hora que você valida a escolha do assento que foi efetuada na compra do bilhete, caso não tenha feito ainda, esse é o momento.

Como fazer?

Existem três formas de fazer o check-in em uma companhia aérea:

* Check-in online, através do site da companhia ou aplicativo;

* Check-in no balcão da companhia;

* Check-in no aeroporto em um totem de autoatendimento.

Além do número da reserva, vai ser necessário fornecer seus dados pessoais e alguns adicionais como nome da mãe e um telefone para casos de emergência. Para os voos internacionais será ainda solicitado o passaporte válido e o visto de entrada para o país visitado, quando houver.

Quanto tempo antes pode fazer?

Cada companhia tem as suas próprias regras em relação ao check-in mas no geral você pode fazer a partir de 48 horas antes do voo.

Fazendo check-in online

Você pode acessar o site da companhia ou baixar o app dela no celular e fazer por ali. Fazendo assim, se não tiver bagagem para despachar, você pode passar direto para o portão de embarque, mas se tiver, não tem problema, é só passar no balcão de deixá-la por lá.

Via site você precisa informar:

* O localizador do bilhete que é um código que combina números e letras e é por onde o sistema localiza a sua reserva ou

* CPF / RG ou

* Número do bilhete

Feita a identificação vai abrir a aba de identificação do passageiro, é só digitar seus dados, informar um telefone de emergência e logo após marcar seu assento conforme a planta da aeronave. Pronto! Check-in feito.

Fazendo check-in no aeroporto

Você pode fazer o check-in presencial no aeroporto de duas formas:

Pelo totem de autoatendimento

Eles geralmente ficam perto do balcão da companhia e sempre tem um funcionário para auxiliar. O procedimento é o mesmo com o preenchimento das informações e se você tem bagagem para despachar, vai precisar entrar na fila para deixa-la no balcão.

Pelo balcão da companhia

Se você não está muito familiarizado com a tecnologia ou por algum motivo não conseguiu fazer o check-in via site, totem ou app, não tem problema. Basta chegar ao balcão com uma hora de antecedência e um funcionário da companhia irá fazer para você. Nessa hora será solicitado documento de identidade ou o passaporte e o visto para o país de destino, se houver.

Para evitar correria as companhias orientam aos passageiros que cheguem pelo menos 2 horas antes para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais.

No hotel

Assim como as companhias aéreas, os hotéis também solicitam informações pessoais, então ao chegar no seu local de destino, é preciso fazer check-in no lugar onde vai se hospedar. Geralmente será solicitado documento de identidade ou passaporte para hotéis internacionais, em alguns casos a carteira de motorista é solicitada também. Após o preenchimento de um formulário com todas as informações solicitadas poderá ser solicitada a apresentação do cartão de crédito como garantia ou um depósito para cobrir possíveis custos, como serviço de quarto ou frigobar durante a estadia

Diferente do aéreo, o check-in dos hotéis podem variar entre as 12h e as 16h dependendo das regras do estabelecimento. Mas se você precisar chegar mais tarde ou mais cedo pode organizar direto com o hotel, eles irão informar os procedimentos necessários e se haverá cobrança de uma diária a mais por esse serviço.

Alguns hotéis não tem recepção 24h então é interessante o hóspede se informar antes e se for o caso de um check-in atrasado, ligar para o hotel e avisar. Assim você tem a garantia de chegar e poder ir direto para sua hospedagem e não ter que ficar esperando o horário de abertura do hotel.

Informe-se sempre sobre as regras de check-in e documentação necessária para viajar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.