Segurança de viagem

Conhecer outros lugares é sempre algo bom que nos enriquece como pessoas, mas antes de sair em busca de passagens, hospedagem e passeios, verifique a situação do país de destino. Questões políticas, o clima ou outras restrições que podem botar em risco a sua vida devem ser levados em consideração.

Para saber mais sobre o destino que você quer ir pesquise no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores na aba Antes de Viajar tem a página Alerta aos Viajantes com informações sobre a segurança e os possíveis riscos que o passageiro pode enfrentar ao chegar.

Documentos de entrada

Verifique a validade do seu passaporte e o visto para o país de destino. No site do Itamaraty você encontra uma lista com os países que pedem visto para entrada.

Embaixadas

Antes de sair para viajar, procure saber o endereço das missões diplomáticas do Brasil, é bom já ter essa informação antes para se necessário, pedir ajuda. No site do Itamaraty você encontra a lista onde nosso país possui consulado.

Seguro de viagem

Nunca se sabe o que pode acontecer quando você estiver fora do Brasil e as dificuldades que você pode enfrentar em um lugar desconhecido, pode ser que não precise, mas nesse caso é bom fazer e em alguns países o passageiro só é aceito se tiver seguro viagem. Espanha, França e Inglaterra estão implantando sistemas mais rígidos de imigração e pode ser que o fiscal solicite e caso você não tenha, pode ser barrado na entrada do país

É o caso de todos os países europeus que assinaram o Tratado de Schengen exigem o Seguro Viagem com a cobertura mínima de €30.000. A lista completa de países que fazem parte do tratado é bem abrangente: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça. O Reino Unido não faz parte do tratado mas aceitam o Seguro Viagem também.

Compartilhe sua viagem

É muito importante que mais gente esteja sabendo que você vai viajar e para onde. Por isso faça cópia dos seus documentos de viagem, um roteiro do que você vai fazer lá fora e deixe com alguém da sua confiança, pode ser muito útil. É legal manter essa pessoa informada de tempos em tempos para saber que tudo está bem e você está bem e se divertindo.

Dinheiro

Para fazer a viagem dos sonhos você precisa juntar algum dinheiro para gastar por lá, faça uma lista dos lugares que você quer conhecer e os passeio que vai fazer e busque os valores. Não esqueça de pesquisar quanto aos gastos com alimentação, bebidas e locomoção para não chegar com a grana curta e ter dor de cabeça depois.

Vacinas

Verifique se seu cartão de vacinação está em dia mesmo que não seja necessário apresentação do Certificado de Vacinação Internacional. Pesquise se por acaso o destino que você vai está na lista de países que exigem a vacina da febre amarela para os turistas oriundos do Brasil.

Garanta que sua viagem seja inesquecível, programe-se, organize um roteiro dos lugares que quer conhecer e boa viagem!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.