O que dizem as companhias aéreas sobre o COVID-19

* Atualizado às 17h58 do dia 17/03/2020

Veja as orientações e procedimentos das principais companhias aéreas sobre o COVID-19

 

AEROLÍNEAS ARGENTINAS

Update

Com motivo da situação sanitária global causada pelo Coronavírus (COVID-19), Aerolíneas Argentinas informa sua política comercial:

Bilhetes para/de Europa, Estados Unidos e Ásia

1-Passageiros com VOOS CANCELADOS da Aerolíneas Argentinas que desejem realizar uma alteração para voar para/de Estados Unidos, Europa e Ásia:

a. Alterações:

1-Sem cobrança de penalidade nem diferença de tarifa para viajar regressando até 30 de junho.

2-Sem cobrança de penalidade, pagando diferença de tarifa, se houver, se decidirem voar após 1 de julho.

2-Passageiros SEM VOOS CANCELADOS que desejem realizar uma alteração para voar para/de Estados Unidos, Europa e Ásia com data original de viagem até 31 de agosto:

a. Alterações: Sem penalidade, pagando diferença de tarifa se houver, para voar até 30 de novembro.

Bilhetes para/do resto dos destinos (Doméstico, Regional, Peru, Colômbia, Caribe, etc.)

3-Passageiros com ou sem voos cancelados que desejem realizar uma alteração, com data original de viagem de 15 de março até 15 de abril:

a. Alterações:

1-Sem cobrança de penalidade nem diferença de tarifa para viajar regressando até 30 de junho.

2-Sem cobrança de penalidade, pagando diferença de tarifa, se houver, se decidirem voar após 1 de julho.

 

4-Passageiros que desejem realizar uma alteração, com data original de viagem de 16 de abril até 30 de junho:

a. Alterações:

1. Alterações: Sem penalidade, pagando diferença de tarifa se houver para voar até 30 de novembro.

A solicitação de alterações de datas, rotas ou devoluções dos tickets deverá ser através do mesmo canal pelo qual foram adquiridos. Exceto aqueles tickets que tenham sido emitidos em aerolíneas.com deverão ser solicitados através dos escritórios, contact center ou pelo Whatsapp.

CANAIS DE CONTATO

Argentina

Whatsapp 24 horas -+54 9 11 4940 4798 com código de reserva, data e destino sendo que terão prioridade os voos internacionais.
Contact Center 0810-222-86527

USA

CALL CENTER: 1-800-333-0276
ATENÇÃO: SEGUNDA A DOMINGO DE 09:00 A 19:00 (HORÁRIO LESTE)
SUCURSAL: 1-800-333-5855
ATENÇÃO: SEGUNDA A SEXTA DE 09:00 A 17:00.

ESPANHA

CALL CENTER: 900-955747.
ATENÇÃO: SEGUNDA A DOMINGO DE 09:00 A 21:00.
SUCURSAL: 902-365-747.
ATENÇÃO: SEGUNDA A SEXTA DE 09:00 A 17:00.

 

Medidas de prevenção

Os aviões da Aerolíneas Argentinas contam com um sistema de ar condicionado que possui filtros especiais de alta eficiência (HEPA) que permitem a renovaçãodo ar da cabine de maneira frequente, por outro lado, captura partículas de diferentes tamanhos, incluindo os vírus, o que permite um ambiente mais limpo que diminui a probabilidade de contágio tanto para nossas tripulações como para nossos passageiros. Além disso, após cada voo, os empregados a cargo da limpeza das aeronaves, desinfetam os aviões com um produto químico de amplo espectro de uso aeronáutico.

Aerolíneas Argentinas está realizando uma ativa campanha de prevenção considerando aqueles empregados que por suas funções se encontrem expostos ao contato com pessoas de distintos lugares do mundo e/ou em zonas de risco.

Além dos conselhos de higiene, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a companhia sugere às suas tripulações: ventilar os ambientes, evitar as aglomerações de público e/ou sair dos hotéis onde se encontrem hospedados, manter a distância, bem como evitar os cumprimentos com beijo e/ou apertos de mão, entre outras indicações.

Na mesma linha, os tripulantes de cabine continuarão entregando as declarações juradas (de acordo ao protocolo previsto pela Vigilância Sanitária) com a novidade de que a partir de agora será o pessoal de bordo da Aerolíneas Argentinas que fará o primeiro controle de detecção de acordo à informação contida no formulário, e com base nos mesmos, informar as autoridades sanitárias para a ativação da atenção posterior.


AIR EUROPA

Update

A Air Europa informa que as restrições de viagem e o trânsito de pessoas informado por diferentes órgãos estatais afetaram nossas operações. A empresa oferece flexibilidade sem precedentes a seus viajantes, com medidas para facilitar as alterações de bilhetes que atualizamos diariamente e sem comparação com qualquer outra iniciativa semelhante na história da companhia aérea. Dada a natureza excepcional da situação, isso pode resultar no atendimento ao cliente não ser tão eficiente quanto gostaríamos. Para ajudá-lo em seus esforços, você pode verificar aqui as condições de entrada em diferentes territórios, bem como as medidas adotadas. Além disso, você pode encontrar, se as condições da troca permitirem, o formulário para solicitar seu voucher.


AIRFRANCE E KLM

As operações da Air France e da KLM de/para o Brasil continuam normais. Caso as autoridades de saúde locais notifiquem o setor aéreo para adaptar as suas rotas, ambas as companhias atenderão seguindo o padrão de atuação feito até agora. Para os agentes de viagens, as medidas comerciais e instruções de remarcação estão disponíveis no AgentConnct, na seção "News & Promotion" e "Schedule changes". No mesmo site é possível conversar com os colaboradores via chat, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


AIR NEW ZEALAND

Update

A Air New Zealand suspenderá todos os voos internacionais a partir de 30MAR até 30JUN

Independente da data de emissão do bilhete, devido às novas restrições de viagens e para conter a disseminação do COVID-19 imposta pelos governos, para viagens até 29MAR será aplicada uma maior flexibilidade nos reembolsos para todos os clientes.

É permitido deixar o bilhete aberto como crédito a ser reemitido dentro de 12 meses a partir da data de emissão ou solicitar um reembolso total sem penalidade, incluindo os produtos associados, como bagagem pré-paga, assentos, etc.


ALITALIA

Os passageiros da Alitalia com bilhetes emitidos até 3 de abril de 2020 para qualquer destino e com data de viagem original entre 23 de fevereiro e 31 de maio pode reemitir o bilhete até 31 de maio. A reemissão sem penalidade deve ser nas mesmas condições (destinos) que a reserva original e com nova data da viagem (data de embarque) até 31 de dezembro de 2020. As reemissões poderão ser feitas pelo Call Center Alitalia ou diretamente na agência de viagem emissora do bilhete original.

Já passageiros com bilhetes Alitalia cujo voo tenha sido cancelado têm três opções para solicitar até 31 de maio. São: alteração de reserva sem penalidade para viajar até 31 de dezembro de 2020; reembolso integral do bilhete não utilizado ou o valor residual para bilhetes parcialmente utilizados e voucher de valor igual ao bilhete adquirido ou de valor proporcional para bilhetes já parcialmente utilizados. A última opção é válida por um ano a partir da data da emissão do voucher, para voar para qualquer destino servido pela Alitalia.


AMERICAN AIRLINES

A American Airlines decidiu suspender 75% de sua malha internacional até 6 de maio, devido à crise causada pela pandemia de coronavírus.

Todos os voos do Brasil, por exemplo, estarão suspensos. A empresa continuará a operar um voo de Dallas para Londres, um de Miami para Londres e três de Dallas para Tóquio. Voos internacionais de curta distância para Canadá, México, Caribe, América Central e alguns destinos na América do Sul continuarão (consulte aa.com para ver os horários e dias).

Em abril, a capacidade doméstica será reduzida em 20% (sobre 2019) e em maio estará 30% menos que no ano passado.

A paralisação internacional começa em 16 de março.

ÁSIA E OCEANIA
Todos suspensos, incluindo Austrália e Nova Zelândia. Só serão mantidos nesse período os três voos do Japão para Dallas, três vezes por semana.

EUROPA
Continuará a operar, no período de suspensão, um voo diário Dallas-Londres e um Miami-Londres, já que os americanos que estão na Europa podem retornar ao país, dentro do embargo do governo americano.
Voos de Nova York, Boston, Chicago e Los Angeles para Boston deixam de ser operados gradualmente na próxima semana, com previsão de retorno somente em maio.

Demais aeroportos param antes, pois não estão na lista de pré-aprovados para receber voos da Europa na quarentena.

Rotas sazonais devem voltar no começo de maio ou em outra data a ser anunciada, dependendo de como evolui a quarentena e as restrições do governo.

AMÉRICA DO SUL
Já a partir de 16 de março (segunda-feira), suspensão dos voos de Miami para o Rio de Janeiro e Georgetown (Guiana); de Dallas, Nova York e Miami para São Paulo; Dallas e Miami para Santiago, Bogotá, Guayaquil, Quito e Lima; e de Miami para Brasília, Manaus e as cidades colombianas de Barranquilla, Cartagena, Cali, Medellin e Pereira. Os voos de Los Angeles e Dallas para Guarulhos só retornam em outubro e junho, respectivamente, como anunciado anteriormente.

Os telefones da companhia estão sobrecarregados e será necessária muita paciência para pedir reembolso e remarcar viagens. Site: aa.com/refunds.


AZUL

15/03/2020 – Voos Azul

Olá cliente, se você recebeu uma comunicação por E-mail ou SMS informando que seu voo sofreu alguma alteração, utilize os nossos canais digitais para confirmar a nova opção.

Se você tem algum voo marcado para daqui a 5 dias, por favor, aguarde uma comunicação dos nossos canais digitais. 

A AZUL está acompanhando de perto a disseminação do coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde (ANVISA, Ministério da Saúde e OMS). Para informações sobre as medidas de prevenção, bem como sobre os locais afetados, acesse o site dos órgãos indicados acima.

Seguem as regras de remarcação e cancelamento que estão sendo aplicadas pela AZUL neste momento:

Voos Domésticos

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 31 de maio de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo:

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 31 de maio de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.

  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Voos Internacionais

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos para mês de março de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de junho de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.

  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.

Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento (11) 4003-1118.

Para reservas em Pontos ou Pontos+R$, ligue para (11) 4003-1141.


BOA

Considerando a situação global crítica, a Boliviana de Aviación tomará as seguintes medidas de isenção de cobrança de penalidades em relação às passagens de/para o exterior referente aos destinos declarados afetados.

No momento, não se aplica aos bilhetes emitidos com rotas dentro da Bolívia.

APLICAÇÃO

Bilhetes BOA não utilizados ou parcialmente utilizados ponto a ponto em nossas rotas, bilhetes com um contrato interline (de acordo com a disponibilidade) ou bilhetes em conexão, ou seja, toda a rota emitida na placa OB (930) em nossos voos e/ou com outros transportadores.

DATAS DE APLICAÇÃO

Válido para bilhetes com embarque de 09/03 a 31/03/2020.

O novo itinerário deve ser com data máxima até 31/12/2020, de acordo com a validade do bilhete ( o que ocorrer primeiro).

ALTERAÇÃO DE DATA

A alteração de data é permitida sem cobrança de multa na mesma tarifa, desde que não exceda o tempo máximo de permanência, nesse caso deve-se aplicar diferença de tarifa de acordo com as condições da regra tarifária.

ALTERAÇÃO DE ROTA

A alteração de destino é permitida sem cobrança de multa, mas se aplicável a diferença de tarifa, esta deve ser cobrada normalmente de acordo com as condições da regra tarifária.


BRITISH AIRWAYS

A British Airways permitirá a alteração de voos com embarques até 2 de março nas cidades de Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bérgamo e Verona. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março.


CABO VERDE AIRLINES

Update

A Cabo Verde Airlines informa que, face à situação referida, e tendo em conta a ação do Governo de Cabo Verde de encerrar as fronteiras do país, irá suspender temporariamente todas as suas atividades de transporte a partir de 18-03-2020 por um período de, pelo menos, 30 dias.

O Governo de Cabo Verde interditou voos para Itália no final de fevereiro, levando a companhia a suspender os voos para Roma e Milão. O Governo decidiu, ainda, a partir de dia 18 de março, interditar todas as ligações aéreas com Portugal e todos os países europeus assinalados com Covid-19, bem como para os Estados Unidos da América, Brasil, Senegal e Nigéria.

Recentemente, a Cabo Verde Airlines já tinha suspendido voos para Washington, D. C. (EUA), Porto Alegre (Brasil) e Lagos (Nigéria), cancelando agora as rotas de Boston (EUA), Lisboa (Portugal), Paris (França), Dakar (Senegal), Fortaleza e Recife (Brasil).

A Cabo Verde Airlines está a registar um número elevado de pedidos de informação dos seus clientes e assegura que está a fazer tudo para dar resposta a todos os passageiros. A Cabo Verde Airlines lamenta o inconveniente causado a todos os passageiros e assegura a todos os passageiros e staff que a segurança de todos continuará a ser a principal preocupação da companhia.

A companhia continua em conversações com os principais acionistas e autoridades locais para avaliar se é necessário manter voos especiais, humanitários, de repatriação ou carga, de forma a garantir que o arquipélago não fique isolado e que os bens essenciais, como medicamentos, podem ser fornecidos.

Ilha do Sal – Lagos – Ilha do Sal

Data de comunicação: 13/03/2020

Tendo em conta o contexto pandémico de Covid-19, vários países estão a impor proibições temporárias a viagens de entradas e saídas a países com grande número de infeções. A Cabo Verde Airlines irá suspender a rota Ilha do Sal – Lagos – Ilha do Sal durante o período entre 16 de março e 31 de maio de 2020. A Cabo Verde Airlines irá providenciar reembolso total aos clientes que compraram bilhetes para os voos cancelados.

A Cabo Verde Airlines lamenta o inconveniente causado aos passageiros e continuará a envidar todos os esforços para mitigar os efeitos negativos desta situação sem precedentes.

A Cabo Verde Airlines continua a seguir todas as recomendações da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), bem como as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantém o contacto permanente com as autoridades locais, a fim de manter seus passageiros e tripulantes em segurança.

 

Ilha do Sal – Porto Alegre – Ilha do Sal

Data de comunicação: 12/03/2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou o COVID-19 como situação pandémica. Devido aos níveis alarmantes de disseminação e severidade, muitos países estão a impor proibições temporárias a viagens de entradas e saídas a países com grande número de infecções.

A Cabo Verde Airlines irá suspender a rota Ilha do Sal – Porto Alegre – Ilha do Sal com efeitos a partir de 16 de março de 2020 e por período indeterminado. A Cabo Verde Airlines providenciará reembolso total aos clientes para todos os bilhetes vendidos para esta rota.

A Cabo Verde Airlines lamenta o inconveniente causado aos passageiros e continuará a envidar todos os esforços para mitigar os efeitos negativos desta situação sem precedentes.

A Cabo Verde Airlines continua a seguir todas as recomendações da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), bem como as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantém o contacto permanente com as autoridades locais, a fim de manter seus passageiros e tripulantes em segurança.

 

Ilha do Sal – Washington – Ilha do Sal

Data da comunicação: 06/03/2020

A Cabo Verde Airlines suspende temporariamente os voos para Washington (de 8 de março a 31 de maio de 2020) devido à demanda de clientes significativamente reduzida, motivada por preocupações globais de saúde relacionadas ao COVID-19. O atual surto do vírus COVID-19 está a afectar as companhias aéreas em todo o mundo. Como resultado, a demanda de passageiros diminuiu significativamente. Consequentemente, as companhias aéreas vêm reduzindo seus horários de voo.

A Cabo Verde Airlines está a acompanhar  de perto os destinos onde o impacto do COVID-19 é mais pronunciado e os passageiros afetados pelos cancelamentos de voos serão contatados para acomodar quaisquer alterações em suas necessidades de viagem. Aqueles que reservaram através de um agente de viagens serão contatados diretamente pela agência a partir de 9 de março, ou poderão entrar em contato com a agência.

Até agora não há casos confirmados de COVID-19 em Cabo Verde. A Cabo Verde Airlines considera que a Ilha do Sal e o arquipélago continuam sendo um destino seguro para os viajantes e a companhia aérea continuará a servir outros destinos de acordo com a demanda do mercado.

A empresa já publicou um plano de contingência para a proteção de passageiros no seu site e continua a monitorar o surto e as recomendações da OMS em todo o mundo, a fim de retomar as operações normais.

Ilha do Sal – Roma/Milão – Ilha do Sal

Data de comunicação: 28/02/2020

Em consequência da epidemia do Corona Vírus COVID-19 na Itália, o Governo de Cabo Verde por Resolução do Conselho de Ministros nº 35/2020 de 27-02-2020 determinou a suspensão de todos os voos com entre Itália e Cabo Verde até 30-04-2020 inclusive.

Tratando-se de uma decisão governamental por motivos de segurança do país em matéria de saúde publica, as companhias aéreas não estão obrigadas a assegurar a proteção dos seus passageiros. Para minorar o impacto desta decisão nos planos de viagem dos seus clientes, a Cabo Verde Airlines irá promover uma estratégia de flexibilização para o encaminhamento dos seus passageiros.


DELTA AIR LINES

A Delta está reduzindo temporariamente o número de voos semanais que opera entre os Estados Unidos e Seul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul. De 29 de fevereiro a 30 de abril, a companhia suspenderá as operações entre Minneapolis/St. Paul (MSP) e ICN, com o último voo partindo de MSP para ICN em 28 de fevereiro e saindo de ICN para MSP em 29 de fevereiro. Até 30 de abril, a Delta também diminuirá para cinco vezes por semana as operações entre ICN e Atlanta, Detroit e Seattle. Já a nova rota de Incheon para Manila (Filipinas), programada para começar em 29 de março, terá início em 1º de maio.

Os passageiros com viagens para Seul poderão remarcar o voo após 30 de abril com isenção de pagamento de taxa de remarcação de viagem. A companhia também não cobrará taxas de alteração de viagem para quem tiver viagem marcada a Bolonha, Milão e Veneza até 2 de março.


EMIRATES AIR LINES

Update

Em resposta à evolução mais recente do surto de COVID-19 em todo o mundo, a Emirates está tomando medidas adicionais que vão além dos requisitos regulamentares e do setor para garantir a saúde e o conforto de seus clientes, além de proporcionar confiança e tranquilidade para planejar sua viagem.

Realizamos um processo de limpeza e desinfecção aprimorado em todas as aeronaves. Leia mais aqui.

Restrições de imigração e viagem:Vários países impuseram restrições de viagem e imigração devido ao COVID-19. Todos os clientes devem verificar os avisos de viagem relevantes dos países de origem e de destino. Essa é uma situação dinâmica e é de responsabilidade do cliente garantir que não haja restrições de entrada em seu destino de viagem. O IATA Travel Centre (Centro de viagens IATA) fornece uma lista de conselhos de viagem relacionados ao COVID-19 aqui.

 

ATUALIZAÇÕES DE VOO

A situação permanece dinâmica e nossos horários de voo podem mudar em pouco tempo para atender às diretrizes regulamentares ou aos requisitos operacionais. Nosso objetivo é fornecer as informações atualizadas o mais cedo possível aos clientes que foram afetados.

Para receber as notificações mais recentes, os clientes devem verificar se seus dados de contato estão corretos acessando o link Gerenciar reserva. Os clientes também podem consultar o site para obter as últimas atualizações de voo, remarcações e opções de reembolso.

Os voos foram suspensos para os seguintes destinos

  • Amã: de 17 a 31 de março
  • Bagdá: de 17 a 31 de março
  • Bangkok - Hong Kong: de 9 março a 31 de março
  • Basra: de 17 a 31 de março
  • Beirute: de 17 a 31 de março
  • Bolonha: de 13 a 3 de abril
  • Casablanca: de 16 a 31 de março
  • Dammam: de 9 de março até novo aviso
  • Fort Lauderdale: de 13 a 31 de março
  • Guangzhou: de 05 de fevereiro até novo aviso
  • Jidá: de 9 de março até novo aviso
  • Istambul (IST): de 17 a 31 março
  • Istambul (SAW): de 17 a 31 março
  • Kuwait City: de 14 a 31 de março
  • Larnaca: de 17 a 31 março
  • Malta (via Larnaca): de 17 a 31 março
  • Medina: de 09 de março até novo aviso
  • Milão: de 13 de março a 03 de abril
  • Nova York JFK – Milão: de 11 de março a 12 de abril
  • Nova York EWR – Atenas: de 13 de março a 12 de abril
  • Peshawar: de 15 a 31 de março, voos de/para Peshawar serão redirecionados através de Islamabad. Os clientes afetados precisarão se dirigir por conta própria aos aeroportos redirecionados e receberão um e-mail com os detalhes da nova reserva.
  • Porto: de 17 a 31 de março
  • Riyadh: de 09 a 31 de março
  • Roma: de 14 de março a 3 de abril
  • Xangai: de 05 de fevereiro até novo aviso
  • Sialkot: de 15 a 31 de março, os voos de/para Sialkot serão redirecionados através de Lahore. Os clientes afetados precisarão se dirigir por conta própria aos aeroportos redirecionados e receberão um e-mail com os detalhes da nova reserva.
  • Taipé: de 16 de março até novo aviso
  • Teerã: de 26 de fevereiro até novo aviso
  • Veneza: de 12 de março a 03 de abril
  • Varsóvia: de 15 a 28 de março

 

ISENÇÃO DE TAXAS

Implementamos a isenção de taxas para alterações nas reservas feitas até o dia 31 de março de 2020, e estamos oferecendo milhas de bônus e reduzindo os requisitos de viagem das categorias para ajudar os associados Skywards a manterem seu status. Saiba mais  aqui.

POLÍTICA DE REEMBOLSO E REMARCAÇÃO DE VIAGEM PARA CLIENTES QUE NÃO POSSAM VIAJAR POR CAUSA DAS RESTRIÇÕES DE VIAGEM:

  • Bilhetes emitidos para viagens até 31 de maio
  • Remarcações permitidas até 30 de junho
  • Mudança de itinerário permitida até 30 de junho somente para destinos selecionados A diferença de tarifa, se houver, será aplicada.
  • Voucher de viagem com o valor da passagem
  • Reembolso de bilhetes não utilizados

POLÍTICA DE REEMBOLSO E REMARCAÇÃO DE VIAGEM PARA CLIENTES AFETADOS POR CANCELAMENTOS E SUSPENSÕES DE VOOS (não inclui Irã):

  • Bilhetes emitidos até 31 de maio
  • Remarcações permitidas até 30 de junho
  • Mudança de itinerário permitida até 30 de junho somente para destinos selecionados Diferença de tarifa, se houver, será aplicada.
  • Voucher de viagem com o valor da passagem
  • Reembolso de bilhetes não utilizados

Os clientes afetados devem entrar em contato com o agente de viagens ou com o escritório da Emirates para ver as opções de remarcação ou reembolso. Para solicitar reembolso, os clientes que tiverem feito reserva diretamente com a Emirates podem acessar a página  Solicitar reembolso e adicionar uma “Solicitação de reembolso devido ao coronavírus” na seção de comentários. Clientes que tiverem feito reserva com um agente de viagens devem entrar em contato com ele para solicitar reembolso.

 

POLÍTICA DE REEMBOLSO PARA CLIENTES AFETADOS POR CANCELAMENTOS DE VOOS DE E PARA O IRÃ

Os voos da Emirates de/para o Irã estão cancelados até segunda ordem. Os clientes da rede da Emirates com bilhetes para Teerã como destino final não serão aceitos para embarque no ponto de origem até novo aviso.

Os clientes com bilhetes não utilizados para viagens de/para o Irã reservadas até 30 de junho de 2020 podem optar por um voucher de viagem com o valor do bilhete emitido para uso futuro ou reembolso, entrando em contato com seu agente de viagens. Ou se tiverem feito a reserva diretamente com a Emirates podem acessar a página Solicitar reembolso  e adicionar uma “Solicitação de reembolso devido ao coronavírus” na seção de comentários..

Estamos com alto número de ligações em razão do COVID-19. Se você não vai viajar nas próximas 72 horas, ligue depois. Normalmente, conseguimos atender sua ligação mais rapidamente se você falar inglês.

 

TRIAGEM DE SAÚDE NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE DUBAI

A Autoridade de Saúde de Dubai (Dubai Health Authority, DHA) está realizando um exame de COVID-19 em alguns clientes que chegam ao Aeroporto Internacional de Dubai caso Dubai seja seu destino final.

Os clientes receberão os Formulários de Declaração de Saúde da DHA, que deverão ser preenchidos e entregues à DHA durante o teste do COVID-19 em Dubai. Nossa equipe de serviços aeroportuários acompanhará os clientes até a área de exames médicos no Aeroporto Internacional de Dubai na chegada.

Os clientes que estiverem em trânsito no Aeroporto Internacional de Dubai não serão testados, mas precisarão passar por verificação de temperatura antes de embarcar em seus voos de conexão.


ETIHAD

À medida que o mundo continua a lidar com o surto de coronavírus, queremos garantir que você esteja atualizado com as informações mais recentes sobre viagens e as opções de remarcação o mais rápido possível.

Onde Encontrar as Informações Mais Recentes?

Notícias de Viagens no Twitter

Siga-nos no twitter @etihad (Inglês) e @EtihadAR (Árabe) para obter as informações mais atualizadas sobre viagens em tempo real.

etihadhub.com

Nosso site exclusivo para o mercado tem as informações e políticas mais atualizadas para ajudar caso seus clientes tenham sido afetados pela situação COVID-19. Atualizamos este site regularmente, para que seja o melhor local para encontrar informações de viagem, isenções e guias de remarcação. Incluindo o nosso guia fácil.


GOL

14/03/2020

O nosso principal compromisso é com a Segurança dos nossos Clientes e do nosso time. Desde o surgimento do Coronavírus (COVID-19) no Brasil, temos acompanhado de perto as recomendações dos órgãos responsáveis e, atentos ao seu bem-estar e conforto em decidir o planejamento de sua viagem, gostaríamos de compartilhar a flexibilização das políticas de remarcação e cancelamento de viagens nacionais e internacionais, em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras.

A Companhia segue com as operações, cumprindo os mais rigorosos padrões de segurança e confiante na mudança deste cenário. Mas se você optar por não viajar neste momento, confira as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:

Cancelamento e crédito

Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

Remarcação

Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso

Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Compre com tranquilidade

Caso queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

Ganhe tempo

Sugerimos que realize as modificações do seu voo e obtenha mais informações em nossos canais digitais, voegol.com.br e App GOL. A nossa Central de Relacionamento com Cliente 0300 115 2121 também estará à disposição, e priorizará os Clientes com voos marcados em até 72 horas.

Conte com a GOL para uma viagem tranquila e segura, quando você achar melhor


IBERIA

A Iberia permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 25 de fevereiro para embarques entre 25 de fevereiro e 2 de março, nos aeroportos de Milão, Bolonha, Turim e Veneza. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março, desde que a passagem seja para a mesma classe.


LATAM AIRLINES

Update

Flexibilidade para passageiros LATAM

Conheça as regras que estamos flexibilizando para você poder alterar a sua viagem.

 

VOOS COM ORIGEM OU DESTINO NA ÁFRICA DO SUL, ARGENTINA, BOLÍVIA, CHILE, COLÔMBIA, EUROPA, EQUADOR, ISRAEL, OCEANIA (AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA), PARAGUAI E PERU

Como medida para conter o surto de coronavírus em seus países, os governos da África do Sul, Argentina, Austrália, Bolívia (a partir de 16 de março), Chile (a partir de 18 de março), Colômbia, Equador, Europa, Israel, Nova Zelândia, Paraguai (a partir de 16 de março) e Peru (a partir de 23h59 de 16 de março, por 15 dias) anunciaram que a entrada de estrangeiros estará suspensa por vias aéreas, marítimas e terrestres. Esta lista está em constante revisão. Diante dessa situação, a LATAM Airlines irá oferecer a seguinte flexibilidade para seus passageiros.

Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino nos países acima, com data de voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, poderá:

* Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas e sem diferença tarifária, para voar até 31 de dezembro de 2020, desde que mantenha o mesmo tipo de cabine do voo original; OU

* Reprogramar uma vez a data do seu voo, sujeito a multa e eventuais diferenças tarifárias, para voar depois de 31 de dezembro de 2020; OU

* Fazer uma alteração de origem ou de destino, sem multas, mas sujeito à diferença tarifária e à validade do bilhete, para voar até 31 de dezembro 2020; OU

* Reembolsar, sem multas, o seu bilhete e os serviços associados, desde que nenhum trecho já tenha sido utilizado.

 

DEMAIS VOOS INTERNACIONAIS

Para compras realizadas até 5 de março de 2020, com data de voos entre 13 de março e 30 de abril de 2020

Você poderá escolher uma das opções abaixo:

* Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU

* Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

 

Para compras realizadas entre 6 e 31 de março de 2020, com data de voos até 31 de dezembro de 2020

Você poderá escolher uma das opções abaixo:

* Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU

* Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

 

VOOS DOMÉSTICOS

Para compras realizadas até 12 de março de 2020, com data de voos entre 13 de março e 30 de abril de 2020

Você poderá escolher uma das opções abaixo:

* Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU

* Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

 

Para compras realizadas entre 13 e 31 de março de 2020, com data de voos até 31 de dezembro de 2020

Você poderá escolher uma das opções abaixo:

* Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original; OU

* Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

 

PRECISA DE MAIS TEMPO PARA DECIDIR?

Para todos os casos acima, se você ainda não tem certeza da data ou do destino da sua nova viagem, é possível deixar seu bilhete como crédito aberto para utilização quando decidir, conforme as flexibilidades descritas nas políticas acima. Você poderá utilizar o crédito disponível para emissão do novo bilhete em qualquer canal de venda.

 

VOOS OU PERÍODOS NÃO CONTEMPLADOS NAS POLÍTICAS ACIMA

Consulte as regras de cada perfil de tarifa para voos nacionais dentro do Brasil e para voos internacionais.


LUFTHANSA GROUP

As companhias aéreas do Lufthansa Group - Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Air Dolomiti - estão disponibilizando regras mais flexíveis para remarcação de passagens aéreas. Estas novas regras aplicam-se a reservas já existentes e futuras, a nível mundial.

Com efeito imediato até 31 de março de 2020, as aéreas cancelarão as taxas de remarcação de passagem para todos os novos voos reservados globalmente e oferecerão a possibilidade de remarcá-la uma vez gratuitamente independentemente das condições da reserva realizada originalmente. Os clientes poderão remarcar sua viagem para uma nova data até 31 de dezembro sem o pagamento de taxas de remarcação.

A nova política para reservas existentes é válida globalmente para passagens aéreas adquiridas antes de 5 de março, com data de viagem até 30 de abril de 2020. Os clientes podem remarcar seus voos para uma nova data até 31 de dezembro 2020 sem o pagamento de taxas.

Dentro das próximas semanas, o número de voos de curta e média distância será reduzido em até 25%, dependendo da evolução da disseminação no vírus. As companhias aéreas do grupo também seguem reduzindo o número de voos de longa distância. O número de aeronaves de longa distância que não estão em operação saltará de 13 para 23. O grupo também examina a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho em várias aéreas.


QATAR AIRWAYS

A Qatar aponta que continua monitorando a situação dos voos devido ao vírus. Efetivo imediato a remarcação dos bilhetes emitidos de/para China para uma nova data é válida em datas e destinos diferentes devido ao cancelamento de algumas rotas. Voos para Pequim, Guangzhou e Xangai estão cancelados até 31 de março. Voos para Hangzhou, Chongqing e Chendgu estão cancelados até 30 de abril. Voos para Hong Kong operam normalmente.

Opção 1: Remarcação dos bilhetes emitidos de/para China para uma nova data, de/para os mesmos destinos emitidos.

Válida para paxs que possuam bilhetes emitidos até 26 de fevereiro, com viagens iniciadas até 31 de março para Pequim, Guangzhou e Xangai.

Válido para passageiros que possuam bilhetes emitidos somente até 26 de fevereiro, com viagens iniciadas até 30 de abril para Hangzhou, Chongqing e Chengdu.

Em reemissão, a nova data de saída deve ser até o dia 15 de maio. A reemissão deve ser feita na menor classe de reserva disponível em seu GDS, respeitando a mesma cabine do bilhete original.

 

NOVA POLÍTICA TRAVEL CONFIDENCE

A Qatar Airways entende que alguns de seus clientes gostariam de alterar seus planos de viagem devido ao desenrolar das situações causadas pelo Coronavírus (COVID-19).

Por esse motivo a Qatar lança o "Travel Confidence Policy" que estende a flexibilidade de alterações de seus planos de viagens não efetuando a cobrança de taxas de alteração.

 

Alteração de datas

Serão permitidas mudanças com até três dias de antecedência do início da viagem original. Essa regra também é válida para tarifas "não alteráveis". Deverá constar no campo de endosso do bilhete reemitido: "INVOL DUE TO COVID REF COM 1052 VERSION 1.0"

As novas datas de viagem devem estar dentro da validade do bilhete e devem seguir as regras da base tarifária em que está emitido o bilhete original. A nova reserva deve ser feita na mesma classe do itinerário original. Não será cobrada a taxa/multa por mudança de data.

Casos em que houver diferença de tarifa, por exemplo, nov reserva em classe superior a reserva original, a diferença de tarifa deverá ser cobrada.

 

Opção de reembolso

As regras acima descritas valem para os bilhetes emitidos no estoque QR 157 exclusivamente em tarifas públicas para todos os voos QR (code share inclusos).

A validade é apra viagens até o dia 30 de junho e missões até o dia 27 de junho.

Para qualquer tipo de bilhete emitido com tarifas privadas ou bilhete prêmios ou resgatados com milhadas ou grupos não são elegíveis à essa política e devem seguir suas respectivas regras.


ROYAL AIR MAROC

A Royal Air Maroc, em razão da pandemia do corona vírus, está suspendendo a partir de hoje, dia 16 de março de 2020, os voos de Casablanca para São Paulo e de Casablanca para o Rio de Janeiro, devido a restrições de viagens impostas por alguns governos.

E, em razão destas alterações, a RAM está atualizando e flexibilizando a política de remarcação de bilhetes e a política de reembolso, para todos os passageiros afetados por estas mudanças.

Orientações para alterações involuntárias

  • Alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa e sem diferença tarifária, respeitando a sazonalidade do bilhete), para viajar até a validade do bilhete (um ano a partir da data de emissão);
  • Reembolsar sem multas o bilhete. O processo deve ser feito diretamente através do BSPLINK (RA). Informar no campo “reason for refund”: full refund due schdl chg (informar nro e data) – COVID19

Orientações para alterações voluntárias

  • Datas da viagem: 06 de março de 2020 a 31 de maio de 2020, inclusive;
  • Alteração de bilhete: uma alteração gratuita;
  • Condições: até 72 horas antes da partida para o mesmo destino e a mesma classe tarifária;
  • Prazo do voo: até 31 de maio de 2020 (a data do voo de retorno pode ser estendida além desse prazo para manter a mesma duração da viagem);
  • Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida.

A Royal Air Maroc continua trabalhando para ajudar seus passageiros neste momento de crise global e mantém aberto seus canais de comunicação para mais esclarecimentos.


TAP

Update

Devido à atual situação do Coronavirus (COVID-19), ampliamos a possibilidade de remarcação do seu voo, sem o pagamento da taxa de alteração associada, para qualquer rota TAP e para qualquer data de viagem.

A partir de agora, a alteração da reserva poderá ser feita até 24 horas antes da partida do seu primeiro voo, remarcando a nova viagem para qualquer destino e iniciando a viagem até 31 de dezembro de 2020.

Se tem uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, recomendamos que aguarde a evolução da situação do Coronavirus (Covid-19), e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis.

O nosso Contact Center está a receber um elevado número de chamadas e lamentamos a inconveniência que esta situação lhe possa causar. Se o seu bilhete está nas condições mencionadas nesta página, recomendamos que faça a alteração gratuita através do  Gerir Reserva.

Maiores informações você pode encontrar no site da companhia.


TURKISH AIRLINES

Os passageiros que emitiram bilhetes até 31 de janeiro, com embarque até 31 de maio de/para os aeroportos da China (PEK, SHA e CAN) e de Hong Kong (HKG), poderão remarcar ou reitinerar suas viagens para a mesma região sem isenção de multa e diferença tarifária em voos até 31 de maio. Para embarques após 31 de maio com remarcação para até um ano a partir da data original da viagem, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 11 de abril.

A alteração também é válida para bilhetes emitidos até 23 de fevereiro, com embarque até 31 de maio nos aeroportos do Irã (IKA, SYZ e TBZ). Para remarcações até 31 de maio, os passageiros serão isentos de multa e diferença tarifária. Para embarques após essa data, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 31 de março.

Os passageiros que emitiram bilhetes até 26 de fevereiro, com embarque até 31 de março de/para destinos operados na Itália, poderão remarcar o voo com isenção de multa e diferença tarifária até 31 de maio. A solicitação deverá ser realizada até o dia 31 de março.


UNITED AIRLINES

De acordo com o que foi informado anteriormente, estamos realizando alteração em nossa operação, implementada neste fim de semana, devido ao declínio na demanda de viagens. Essas mudanças estão sendo implementadas de forma a minimizar o impacto para os nossos clientes e em nossa operação. Reacomodaremos os clientes no voo disponível mais próximo para tentar minimizar as interrupções o máximo possível.

Também estamos adicionando nova flexibilidade, estendendo a data de validade do bilhete para 15 meses (ao invés de 12) para os bilhetes afetados por essa alteração na programação. Entre em contato com a United caso precise dessa extensão.


VIRGIN ATLANTIC

Leia o que diz a Virgin:

Continuamos monitorando a situação atual do Covid-19 (coronavírus) com muito cuidado e sua implicação na demanda por viagens. Como resultado, decidimos fazer alterações adicionais em nossos voos como parte das medidas tomadas para garantir que a companhia aérea esteja em uma posição robusta nos próximos meses.
O novo serviço de Londres Heathrow - São Paulo da Virgin Atlantic, com início em 29 de março de 2020, foi adiado, com nova data a partir de 5 de outubro de 2020. Essa mudança faz parte de medidas mais amplas que estão sendo tomadas, incluindo a suspensão de nossa rota de Heathrow - Xangai, e frequência reduzida entre Heathrow - Hong Kong. Estamos empenhados e empolgados em lançar nossa primeira rota para o Brasil e a América do Sul em outubro.
As reservas afetadas por essa alteração serão atualizadas e poderão ser visualizadas em seu GDS no domingo, 8 de março de 2020.

 

Fonte: Portal Panrotas , GOL, LATAM, Azul

2 comentários sobre “O que dizem as companhias aéreas sobre o COVID-19

  1. Tinha um voo de Lima, Perú a Porto Alegre no día 18/ 03/ 2020
    AV 919 ás 22:50 horas
    Foi cancelado pelo decreto de urgencia do governo peruano, eu quero reprogramar meu voo de retorno que comprei em Sky team em Porto Alegre:GALATUR
    Número de bilhete: 134 3313026087
    código de reserva: OWSGBZ
    VOO: AV 919
    DÍA: 18/03/2020
    Pedido solução de miinha viagem
    Rosa Elvira Fuster

    • Bom dia Rosa.
      Sua solicitação foi enviada para o setor responsável. Vamos entrar em contato com a agência que você comprou a viagem para ajudar.

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