Livros para viajar sem sair do lugar

Livros sempre foram uma forma de nos apresentar o mundo, seja como uma ficção ou como uma biografia, conhecemos lugares incríveis, paisagens, cores e até sabores que nos fazem viajar em um momento de leitura. E quem aqui nunca pensou em conhecer os lugares onde se passam essas histórias?

Selecionamos aqui algumas opções de leitura que podem levar você ao próximo destino de férias!

 

1- On the road – Pé na Estrada, de Jack Kerouac – um dos principais expoentes da geração beatnik dos Estados Unidos, sendo uma grande influência para a juventude dos anos 60, que colocava a mochila nas costas e botava o pé na estrada. Nesta obra, o autor procurou captar a sonoridade das ruas, das planícies e das estradas americanas para criar um livro que transformaria milhares de cabeças, influenciando definitivamente todos os movimentos de vanguarda, do be bop ao rock, o pop, os hippies, o movimento punk e tudo o mais que sacudiu a arte e o comportamento da juventude na segunda metade do século XX.

 

2 – O Código Da Vinci, de Dan Brown – Um best-seller que foi literalmente uma febre. A narrativa rica e envolvente faz com que o leitor viaje junto com o protagonista por lugares e cenários que vão desde o museu do Louvre em Paris a Londres e passando por velhos castelos e paisagens que só na Europa você vai encontrar.

 

3- A arte da viagem, de Paul Theroux – Esse é aquele livro que todo viajante deve ler algum dia. Um apanhado de histórias e autores que fala sobre a arte de viajar, botar o pé na estrada e conhecer o mundo. Traz também o que é essencial para o viajante como levar um mapa, ter um diário de viagem, não carregar muita bagagem e fazer pelo menos um amigo em cada lugar.

 

4-O senhor dos Anéis, de J. R.R. Tolkien – Impossível ler e não se imaginar indo para a Nova Zelândia e conhecer Hobbiton a vila dos hobbits, ou os cenários das batalhas entre homens e orcs.  As paisagens estonteantes do país levam qualquer um a querer viver no mundo mágico de elfos, anões e magos.

 

5- Um lugar na janela, de Martha Medeiros - Em Um lugar na janela, a cronista Martha Medeiros abre espaço para a viajante. Aqui não há nada inventado, tudo aconteceu de verdade: as melhores lembranças, as grandes furadas ainda em tempos pré-internet, as paisagens de tirar o fôlego. A autora de Feliz por nada compartilha com seus leitores as mais afetuosas memórias de viagens feitas em várias épocas da vida, aos vinte e poucos anos e sem grana, depois, já mais estruturada, mas com o mesmo espírito aventureiro, e com diversos acompanhantes: as amigas, o marido, as filhas, o namorado, não importa a companhia, vale até mesmo viajar sozinha.

 

6- Maigret se diverte, de Georges Simenon – Essa é pra quem gosta dos grandes investigadores da literatura. O Comissário Maigret está de férias em Cannes e resolve investigar um crime acompanhando os jornais e enviando mensagens ao seu subordinado que está em Paris. Viaje entre a capital francesa com todo aquele clima noir ou a luxuosa Côte d’Azur. É impossível não se ver bebendo calvados e passeando pelas ruas francesas.

 

7- Na Natureza Selvagem, de John Krakauer - Depois de terminar a faculdade com brilhantismo, Chris McCandless, jovem americano saudável e de família rica, doa todo o dinheiro que tem, abandona o carro e a maioria de seus pertences, adota outro nome e some na estrada. A história de de Chris inspirou muitos viajantes a largarem tudo para se jogar na estrada e viajar pela natureza.

 

8-Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle – O detetive mais famoso da literatura te leva para uma viagem as ruas de Londres e ao estilo britânico de contar histórias. Quem aqui nunca quis conhecer a Baker Street  221B?

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.