Cuidado para não cair em golpes de passagem com emissão imediata!

A retomada do turismo trouxe, além de alívio para o mercado, preocupação com questões de segurança. Temos visto relatos de tentativas de compras de passagens com uso de cartão clonado/roubado. As formas de abordagem são variadas mas, ultimamente, uma se destaca em particular pela facilidade dos contatos via redes sociais.

Quem hoje em dia não usa o whatsapp para fazer negócios, fechar compras e vendas, passar informações não é? Mas fique de olho: a forma de abordagem é sempre de um cliente que encontrou seu número por acaso e que precisa fazer reservas com emissão imediata. Geralmente os suspeitos passam informações e dados de empresas que existem mas com algumas alterações como nome, domínio do site (muitas vezes o link não leva a lugar nenhum), email e até endereço.

 

Na dúvida: 

- Procure saber o máximo possível sobre a empresa/pessoa;

- Procure saber mais sobre a viagem, anote a maior quantidade de informações sobre a empresa ou pessoa com quem está negociando a compra da passagem (ex.: nome completo, CNPJ, CPF, endereços, telefones, e-mails, redes sociais etc.);

- Esse tipo de golpe sempre acontece com uso de cartões clonados ou roubados, solicite documentação e procure verificar se o nome da pessoa é o mesmo do solicitante;

- Na maioria dos casos, com uma busca na internet utilizando o Google e a Receita Federal, já é possível revelar se a empresa é fake.

 

Cuidado com falsos agentes de viagens

Outro ponto relevante é quando o suposto cliente é um "agente de viagens" de uma empresa que provavelmente não existe ou que foi aberta há pouco tempo. Esse suspeito entra em contato dizendo que está sem limite para emissão e pede ajuda a um colega para concluir a venda oferecendo até uma comissão por isso. Nesses casos, procure reportar para o seu Executivo para saber mais sobre essa agência, se ela existe e se realmente está ativa.

 

Fique sempre alerta pois com o crescimento das vendas online e a migração para o digital, muitos criminosos estão se aproveitando para praticar golpes cada vez mais elaborados. Se você tiver dúvidas, entre em contato com seu Executivo SkyTeam e saiba, estamos aqui para ajudar você, agente de viagens.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.