Como solicitar visto para os Estados Unidos?

Se você está pensando em programar uma viagem para os Estados Unidos, saiba que antes de fazer as reservas de hotel e aéreo é melhor ter o visto para entrar no país. Isso porque leva algum tempo para conseguir (existe uma fila de agendamento) e você pode ter sua entrada negada, o que vai gerar transtornos se as reservas já estiverem feitas.

Confira abaixo como solicitar seu visto de não imigrante conforme as regras da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil:

Vistos de não imigrante são necessários para viagens temporárias aos Estados Unidos que incluem turismo, trabalho temporário, estudo e intercâmbio.

Todos os brasileiros necessitam de um visto para visitar os Estados Unidos, incluindo passageiros em trânsito fazendo uma conexão internacional. Turistas com dupla cidadania podem ser elegíveis, no entanto, a entrar sem um visto sob o  Electronic System for Travel Authorization(ESTA) usando o seu passaporte da outra nacionalidade.

Por favor visite o site oficial de agendamento de visto para maiores informações sobre como solicitar um visto de não imigrante dos EUA, incluindo uma lista das categorias de vistos de não imigrantes.

Quem solicita um visto pela primeira vez e tem entre 14-79 anos, deve marcar dois agendamentos (exceto em Recife e Porto Alegre, onde apenas um agendamento no Consulado será realizado): o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.

Quando fizer sua solicitação, você deverá selecionar a categoria de visto correta, baseada no motivo da viagem aos Estados Unidos (veja a tabela na aba “Categoria de Vistos”).

 

Passo 1: Complete o formulário de solicitação de visto  DS-160 online e imprima a página de confirmação (com código de barras) para cada solicitante em: https://ceac.state.gov/genniv.

  • Anote e guarde o ID da solicitação e a resposta de segurança que foi selecionada. Você irá precisar de ambas as informações para acessar o seu DS-160 mais tarde.
  • Verifique se a sua solicitação esta certa antes de enviar. Você é responsável por verificar se tudo está correto e verdadeiro. Solicitações com informações biográficas incorretas não serão aceitas. Se fornecer informações falsas, você pode se tornar inelegível para um visto americano permanentemente.

 

Passo 2: Pague a taxa e marque seuagendamento.

Acesse o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e:

  1. Crie ou acesse a sua conta.
  2. Selecione a categoria do visto que irá solicitar (consulte a tabela na seção “Categoria de Vistos” abaixo) ;
  3. Pague a taxa de solicitação (MRV);
  4. Selecione onde/como irá receber o seu visto e passaporte depois da entrevista;
  5. Marque os seus agendamentos para cadastro no CASV (exceto Porto Alegre) e a entrevista de visto na Embaixada ou Consulado; e
  6. Imprima a página de confirmação de agendamento do CASV ao finalizar.

Nota: Dependendo da disponibilidade, será possível marcar ambos agendamentos para o mesmo dia.

Informações sobre taxas de visto encontram-se disponíveis no site do CASV: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/fee.

 

Passo 3: Compareça ao seu agendamento no CASV e à entrevista de visto. 

No CASV, você irá completar o processo de cadastro antes da entrevista, que inclui a coleta de digitais e foto. Para concluir este processo, você vai precisar de:

  • Seu passaporte atual e anteriores (se necessário),
  • A página de confirmação da solicitação DS-160 com o código de barras de cada um dos solicitantes e
  • A página de confirmação do agendamento no CASV.

Depois, dirija-se à Embaixada ou Consulado para sua entrevista. Detalhes sobre documentos necessários e como acessar a Embaixada ou o Consulado estão disponíveis abaixo, nas seções “Documentos Necessários” e “Acesso à Embaixada e Consulados” respectivamente.

No Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, os solicitantes irão completar o processo de cadastro e a entrevista em um único agendamento no consulado. O solicitante deverá providenciar a foto além dos documentos listados acima (Acesse a página Requisitos para Fotos para mais detalhes sobre a foto).

 

Passo 4: Seu visto foi processado e entregue.

Se o seu visto for aprovado, você irá receber um e-mail quando estiver pronto, geralmente em até 10 dias úteis. Você pode recolher passaporte no CASV ou recebê-lo em casa via correspondência, dependendo da sua preferência indicada no seu cadastro do CASV.

 

Nota: Você pode enviar um representante para retirar seu visto no CASV. Você deve provê-los com uma cópia do seu documento de identidade e uma carta de autorização assinada. A carta não precisa ser em inglês ou autenticada em cartório.

 

Caso haja dificuldades para completar a sua solicitação ou marcar o seu agendamento, por gentileza, entre em contato com um dos telefones da nossa Central de Atendimento ou envie um e-mail para brazil_contactus+br+info+pt@visaops.net

 

Documentos Necessários

Dependendo do tipo de visto, pode haver necessidade de trazer documentos adicionais para sua entrevista. Uma visão geral dos documentos necessários encontra-se disponível na página Documentação Exigida do CASV.

Além dos documentos listados, solicitantes de certas categorias de visto devem trazer:

  • B1 EmpregadoDoméstico: Cópia do visto válido ou cidadania americana do empregador e contrato de trabalho válido (verifique a página Empregados Domésticos para detalhes.)
  • B1/B2 Estudos de curto prazo: Detalhes do curso (por exemplo: haverá ou não crédito acadêmico, duração, número de horas aula/semana etc.)
  • Vistos de dependentes para cônjuges ou filhos (F-2, J-2, etc.): Certidão de casamento ou nascimento que demonstre a relação com o solicitante principal.

 

Para mais informações, consulte o site da Embaixada dos Estados Unidos no link: Vistos de Não Imigrante   - Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil (usembassy.gov)

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.