GOL: regras para embarque de menor desacompanhado

Sabemos que você se preocupa com a segurança e o bem-estar dos seus entes queridos, por isso criamos um serviço especial para menores viajando desacompanhados. Com o Acompanhamento Voe Junto, o menor de idade terá a assistência dos colaboradores da GOL desde o início até o final de sua viagem, para que você conte com toda a tranquilidade ao longo da jornada dele.

 

Conheça algumas regras e características:

 

Idade
A contratação do serviço de acompanhamento é obrigatória para crianças e adolescentes de 08 anos completos a 15 anos e 11 meses.

 

Acompanhamento
A assistência ao menor desacompanhado assegura que a criança ou adolescente serão assistidos durante as principais etapas da viagem, inclusive em casos de atraso de voo. O menor fica sob constante supervisão da equipe de aeroportos e de cabine, mas o acompanhamento não é exclusivo. Na hora de embarcar, ele é recepcionado e conduzido até a aeronave. No avião, é acomodado e fica sob responsabilidade do chefe de cabine. Chegando ao destino, um membro do time de aeroportos da GOL acompanha a criança ou adolescente até um responsável no aeroporto de desembarque.

 

Documentos para voos nacionais
Se você é pai, mãe ou responsável legal de um menor com idade entre 08 anos a 15 anos e 11 meses que precisa fazer uma viagem aérea nacional desacompanhado, providencie os documentos válidos para embarque. O menor deve viajar com:

• Autorização de qualquer um dos pais ou do responsável legal, por meio de escritura pública ou documento particular com firma reconhecida. Pode ser apresentada, ainda, autorização do Juizado de Menores ou passaporte válido em que conste a expressa autorização para o menor viajar desacompanhado ao exterior (autorização válida também para viagens domésticas – Resolução 295 CNJ);¹

• Documento de identificação pessoal válido, como passaporte, Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento; ²

Protocolo de Autorização de Viagem de Menor Desacompanhado preenchido em 3 vias.

*¹Caso não conste data de validade na autorização dos pais/responsável legal, considerar dois anos a partir da data de emissão.

*²A carteira de identidade e a Certidão de Nascimento podem ser tanto originais quanto cópias autenticadas. A certidão é direcionada para crianças com idade de até 11 anos e 11 meses.

 

Documentos para voos internacionais
Crianças e adolescentes de 08 anos a 17 anos e 11 meses podem viajar desacompanhadas para outros países com:

• Documento de identificação pessoal válido, como Passaporte ou Carteira de Identidade (somente para países do MERCOSUL);

• Autorização em duas vias de ambos os pais ou responsáveis legais, com foto da criança (opcional), prazo de validade³ e firma reconhecida por autenticidade ou semelhança. Pode ser apresentada, ainda, uma autorização judicial (obrigatoriamente em duas vias) ou o passaporte válido que contenha, na página de identificação, a autorização para viagem internacional desacompanhado;

Protocolo de Autorização de Viagem de Menor Desacompanhado preenchido em 3 vias.

³Caso não conste data de validade na autorização dos pais/responsável legal, considerar dois anos a partir da data de emissão.

 

É importante saber:

  • O Acompanhamento Voe Junto está disponível para passageiros a partir de 8 anos de idade e não substitui os passageiros que, por determinação legal ou médica, necessitem de acompanhamento
  • Colaboradores GOL estarão encarregados de acompanhar o passageiro até a aeronave. Durante o voo, ele ficará sob a responsabilidade do chefe da cabine
  • Na chegada ao aeroporto, um membro do time da GOL irá recepcioná-lo e levá-lo até o responsável
  • A GOL não transporta crianças desacompanhadas abaixo de 08 anos
  • O serviço não está disponível para contratação em voos com conexão
  • No aeroporto, os pais ou responsáveis devem dirigir-se ao balcão da GOL e apresentar as documentações necessárias para o atendimento.
  • É necessário que o responsável pela criança ou adolescente permaneça no aeroporto até a confirmação de partida do voo.

 

Quanto custa?

O preço do serviço pode variar de acordo com a faixa etária do passageiro.

Passageiros de 08 a 15 anos e 11 meses

Voos nacionais
R$ 200,00
Por trecho e por pessoa

Voos internacionais
R$ 349,00
Por trecho e por pessoa

 

Fonte: site GOL

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.