Suíça aberta: o que você precisa saber

A partir de 26 de junho de 2021 a Suíça reabriu para brasileiros, separamos as informações mais importantes para  você orientar seus passageiros sobre o destino, confira:

  • Brasileiros totalmente vacinados, 1ª e 2ª doses (ou dose única) com imunizantes autorizados na Suíça/UE ou reconhecida pela OMS, poderão entrar na Suíça isentos de quarentena e/ou teste PCR. As vacinas terão validade de 12 meses.
  • Para retornar ao Brasil é necessário providenciar um teste PCR negativo. Uma lista dos locais para fazer o teste PCR pode ser encontrada no portal MySwitzerland.com
  • O governo suíço disponibilizou um site https://travelcheck.admin.ch/home para maiores informações, basta informar o país de origem e condições, e será informado se o viajante está ou não autorizado a entrar no país.

Quais as condições para entrada?

  • Brasileiros completamente vacinados (1ª e 2ª doses ou dose única), sem necessidade de teste nem quarentena.
  • Os detalhes de contato ainda deverão ser informados para todos os passageiros chegando à Suíça de avião.

Quais vacinas são autorizadas/reconhecidas?

  • Pfizer/Pfizer/BioNTech (BNT162b2 / Comirnaty® / Tozinameran)
  •  Moderna (mRNA-1273 / Spikevax / COVID-19 vaccine Moderna)
  •  AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria®/ Covishield™)
  •  Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)
  •  Sinopharm / BIBP (SARS-CoV-2 Vaccine (Vero Cell))
  •  Sinovac (CoronaVac)

Quais são os documentos aceitos como prova de vacinação?

Sugerimos que o passageiro utilize o certificado gerado pelo aplicativo Conecte SUS, que gera um documento com informações completas, inclusive oferece opção para documento em inglês ou espanhol.

Entretanto vale como comprovante qualquer documento aceito em território nacional, mesmo estando em português, juntamente com o passaporte. O documento deve conter as seguintes informações: nome, data de cada uma das doses, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação.

Após a vacinação completa (segunda dose ou dose única) é necessário esperar alguns dias para que o passageiro possa viajar?

  • Os passageiros vacinados com vacinas de dose única, como a Jansen, devem aguardar 22 dias para embarcar.
  • Os passageiros vacinados com as demais vacinas poderão embarcar imediatamente após tomar a segunda dose

E as crianças?

Menores de 16 anos (incompletos) podem entrar acompanhados dos pais vacinados sem a necessidade de apresentar teste. Crianças entre 16 e 18 anos (incompletos) devem apresentar teste PCR negativo para poder acompanhar os pais sem a vacina. Menores de 18 anos não podem entrar na Suíça desacompanhados para fins de turismo (menos de 90 dias de estada).

É possível seguir para outros países vizinhos de trem/carro após a entrada na Suíça?

Somente após 10/14 dias de estada na Suíça, que equivale a quarentena. Entretanto é imprescindível verificar as regras de entrada no país seguinte.

No caso de conexão em outros países, como ficam as regras?

É sempre melhor voar diretamente para Zurique, mas caso a escolha do passageiro seja diferente, é preciso verificar as regras para passageiros em conexão no país em questão.

Passageiros convalescente/curado, que não tenha sido vacinado, poderá entrar na Suíça?

Como o Brasil foi classificado na lista “vermelha” de países, infelizmente convalescentes e/ou curados que não tenham sido vacinados completamente por enquanto NÃO PODERÃO ENTRAR NO PAÍS.

Brasileiros que não foram vacinados nem se recuperaram da Covid poderão entrar na Suíça com apresentação de PCR negativo mais quarentena?

NÃO, por enquanto não será possível entrar na Suíça apresentando PCR negativo e cumprindo quarentena.

Tendo 1 dose de vacina E teste de PCR negativo, é possível entrar?

NÃO, somente vacinados com 1ª E 2ª doses ou dose única da vacina.

E como fica o passageiro que não vai tomar a vacina porque não quer? Pode apresentar somente o teste PCR?

Este passageiro precisará aguardar a abertura total das fronteiras, sem restrições.

Cidadãos Europeus

Outra informação que ficou um pouco mais clara foi sobre cidadãos europeus. De acordo com as regras informadas no https://travelcheck.admin.ch, os cidadãos que gozem do direito de “Livre Circulação”, ou seja, os cidadãos da UE/EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e os seus familiares, independentemente da sua nacionalidade, poderão entrar na Suíça, vindos do Brasil, com as seguintes condições:
- Apresentar um teste PCR negativo (não mais de 72 horas) ou um teste rápido de antígeno negativo (não mais de 48 horas) antes do embarque.
- Preencher um formulário de entrada antes de cruzar a fronteira. Não é necessário cumprir quarentena.
- Estes cidadãos também devem seguir as regras gerais de entrada na Suíça, acessíveis através do link https://travelcheck.admin.ch.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.